63 3539-1160
prefeituradelizarda@gmail.com
Você esta em: home, A Cidade, Histórico

A Cidade

Histórico

Lizarda
Lizarda

  O Municipio de Lizarda está localizado na Região do Jalapão, leste do Estado. Sua sede está a altura de 600 metros acima do nível do mar, Conforme o Censo 2010, Lizarda possui uma área de 5.723,23 Km e população de 3.725 habitantes. Entre as diversas riquezas vegetais, destaca-se o coqueiro da praia,planta símbolo do município.

      Em 1824, veio do Estado do Piauí  uma familia sob a chefia de José Benedito da Silva,que saiu de sua terra natal à procura de regiões mais proprícias  para lavoura  e criação de gado.Ele percorreu grande parte do Maranhão e ao entrar no território goiano, hoje Tocantins,gostou das terras que ali encontrou. Então, fundou uma fazenda que se deu o nome de Boa Sorte,onde seria sua nova morada.

         Mais tarde,dado o desenvolvimento de suas atividades, para ali afluíram outras familias, tanto de outros estados quanto de lugares circunvizinhos,pessoas como José Dionísio de Sousa, que casou com sua única filha que se chamava  Lizarda  Maria de Freitas e com ela teve dez filhos.

        Após algumas décadas, a fazenda foi tomando forma de povoado e continuou com o mesmo nome até a elevação à vila. Tempos depois, o Governo Estadual fez a revisão territorial administrativa de Goiás e adtou a transferência do nome de Boa Sorte para Perotaba. Em homenagem à Dona Maria de Freitas, o nome foi transferido para Lizarda, conforme Decreto Estadual n°830-5 de 1943.

      Por ato do Governo do Estado, o Distrito de Lizarda ganhou faros de cidade e categoria de município com a Lei n°891, de 11 de novembro de 1953, época em que foi desmembrado do município de Pedro Afonso. Leônidas de Sousa Brito foi o primeiro Prefeito nomeado. Após a emancipação política, Lizarda melhorou bastante. Em 1957 foram construídos os trechos rodoviários que lhe davam acesso.

     Dona Lizarda, em vida, reuniu os filhos e pediu-lhes que uma parte de sua herança fosse aplicada na construção de uma capela sobre seu túmulo. O lugar de sua sepultura também foi escolhido por ela. José Pinto foi o construtor da obra. A Capela "Nossa Senhora da Conceição" construída em 1937, a pedido de dona Lizarda Maria de Freitas, é considerada patrimônio histórico do município.

ADM 2017-2020
© 2015 - Prefeitura Municipal de Lizarda By PalmaSite