20/09/2018 Evolução na Saúde do Município, agora a UBS conta com Exames de Ultrassonografias.

Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde disponibiliza Exames de Ultrassom para todas as gestantes do Município.

Gestantes atendidas pela Rede Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Lizarda, têm recebido diariamente assistência integral no pré-natal, com a garantia da realização de consultas, exames.

Em 2018, a Prefeitura de Lizarda consolidou serviços capazes de assegurar às mulheres grávidas os cuidados e a atenção humanizada durante a gestação.

Atualmente, à unidade básica de saúde disponibilizam à população a consulta pré-natal, inclusive com teste de gravidez. A assistência a gestantes segue um fluxo definido pelo Programa de Atenção à Saúde da Mulher, por meio do qual a futura mamãe tem acompanhamento, consulta e a garantia da realização dos exames.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Batista Nunes, ressalta a evolução no serviço feito na gestão da Prefeita Professora Sussu. "Antes a realidade que tínhamos obrigava a gestante a ir à Capital Palmas para marcar uma ultrassonografia, por exemplo. Agora a Prefeitura montou uma estrutura que garante o atendimento destas demandas sem precisar enfrentar filas ou esperar muito", diz.

A ultrassonografia para a gestante é feita na USB do Município. Para a Prefeita Professora Sussu, esse é apenas mais um passo das grandes conquistas que ainda virão. A partir de agora, é necessário apenas fazer o agendamento na USB do Município para a realização do exame.

Para as gestantes, a realização do ultrassom permite acompanhar o desenvolvimento do feto no interior do útero, descobrir previamente possíveis enfermidades e, caso necessário, adotar cuidados precoces que protejam a saúde do bebê e da mãe.